Tarifação para Energia Solar Fotovoltaica

Como funcionam os sistemas de tarifação para Energia Solar Fotovoltaica

Os sistemas de tarifação de energia solar permitem contabilizarmos quanto de energia esta sendo gerado por um sistema fotovoltaico. Sendo assim, de acordo com o preço da energia saberemos mês a mês qual o tamanho da nossa economia.

Existem diferentes aplicações de acordo com cada país, a seguir veremos alguns dos dois mais populares, responsáveis pela proliferação da energia solar no planeta.

 

Tarifação de energia solar Net Metering ou Créditos de Energia

energia solar como funciona os creditos de energia

A medida de energia líquida conhecida no Brasil, como créditos de energia. Trata-se de um  sistema amplamente adotado em países que possuem sistemas residenciais de energia solar fotovoltaico conectados à rede.

Sendo estabelecido com um relógio bidirecional que calcula a diferença entre o produzido e o consumido pela residência. Ao final, o consumidor pode ter crédito de energia ou caso o consumo seja maior que a produção de energia ter a pagar.

No Brasil, adotamos esse sistema como maneira de viabilizar a microgeração fotovoltaica nos lares do país. Pois enquanto esses sistemas estão produzindo energia durante o dia o consumo de energia das residências é menor.

O net metering é um sistema que permite aos produtores de energia solar calcular quanto energy exportaram para a rede elétrica, gerando créditos energéticos. Podemos usar esses créditos durante a noite ou em outros momentos quando não há incidência de sol, e assim os consumidores podem economizar na conta de luz.

Nesse caso utilizamos a rede elétrica como uma bateria armazenando o excedente de energia e utilizando quando precisar.

É necessário um sistema de contabilização da geração e do consumo de energia para que os micros e minis sistemas fotovoltaicos não tenha sua produção desperdiçada ou incalculada.

 

Como funcionam os créditos de energia

energia solar gráfico de créditos de energia

Alguns países incentivam a descentralização e o aumento das reservas de sua matriz energética.

Nesses países, as concessionárias de energia são obrigadas a comprar o excedente de energia produzido por sistemas fotovoltaicos aplicando o mesmo preço utilizados para aquisição de energia de outras fontes. Tornando o consumidor em produtor de energia.

No Brasil, a Aneel através da resolução n°482 estabeleceu um prazo de 5 anos para utilização dos créditos de energia. Ao final do período os créditos remanescentes serão invalidados sem remuneração.

É necessário observar as exigências das concessionárias quanto a adequação das instalações elétricas no local que for receber o sistema fotovoltaico.

Posteriormente, instalamos medidores eletrônicos de quatro quadrantes que são os relógios para medição do consumo e dos créditos de energia produzido.

Então você receberá todos os meses sua conta de luz com os valores consumidos e gerados de crédito pagando apenas a diferença quando existir.

Usufruindo do benefício proporcionado pelo sistema de energia solar fotovoltaica conectado a rede de eletricidade.

 

Tarifação Feed In ou Tarifa de Incentivo Fotovoltaico

energia solar em paises que incentivam

Criado na Europa para incentivar a aplicação de energias renováveis o sistema manteve as características principais do sistema de créditos de energia (net metering) medindo o que é consumido e aquilo que foi exportado para rede através de um relógio bidirecional.

Porém ao trabalhar diferentes tarifa de energia o consumidor recebe um valor maior pelo crédito de energia renovável exportado e paga menos pelo consumo da rede pública.

Ainda mais aperfeiçoado em alguns países o consumidor recebe prêmio por toda a energia produzida por fontes alternativas e limpas e não apenas pela a energia excedente exportada.

Barateando a eletricidade para o consumidor que é remunerado pelo próprio consumo desde que advindo de fontes renováveis. Neste sistema aperfeiçoado temos três tipos de tarifas:

Tarifa de Geração

O proprietário de um sistema que gera eletricidade a partir de fontes renováveis, como por exemplo energia solar ou hidrelétrica, recebe pelo kwh gerado independentemente da energia ser consumida no local ou transferida à rede elétrica.

Tarifa de Exportação

Nos casos que o ambiente produz mais energia do que consome o proprietário recebe um valor adicionado por kwh exportado a rede de eletricidade.

Tarifa de Consumo

A diferença entre o que o consumido da rede e o enviado é tarifado pelo preço comum de eletricidade, mesmo valor que pagam aqueles que não possuem um sistema de energia solar fotovoltaica.

 

Solicite orçamento energia solar.

Está interessado em alguma
das nossas soluções?

Temos consultores especializados prontos para te atender. Clique no botão abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre Energia Solar.

Fale com um especialista

Saiba mais sobre
energia solar