Como funciona a Geração Distribuída

Como funciona a Geração Distribuída de Energia Elétrica

energia solar em geração distribuída

 

Na geração distribuída de energia elétrica os geradores são descentralizados, instalados no próprio local de consumo.

Oposto ao modelo tradicional de geração de energia elétrica onde grandes usinas são construídas em locais distante dos consumidores.

Vem crescendo no mundo e no Brasil a utilização da geração distribuída com fontes alternativas de energia elétrica.

 

Energia Solar fotovoltaica: ideal para geração distribuída

energia solar fotovoltaica e eólica são as fontes alternativas com melhor maturidade para ser empregada na geração distribuída de eletricidade.

No modelo de geração distribuída utilizamos pequenos geradores conectados ao sistema elétrico. E instalados em zonas urbanas ou em parques de geração construídos em áreas abertas que são responsáveis pela geração de energia.

Podemos instalar nos telhados de residências, comércios, empresas, escolas, hospitais e etc. Ademais, formando micros e mini usinas conectadas ao sistema nacional de geração de eletricidade.

Essas usinas estão conectadas nas redes de distribuição de baixa tensão, não sendo necessário a instalação de transformadores ou mesmo de linha de transmissão de eletricidade.

Fornecem energia para consumo local e também contribuem para geração de eletricidade de todo país por estarem conectadas ao sistema elétrico.

Em muitos países os donos de micro usinas podem vender energia a outros consumidores.

No entanto no Brasil, as micro e mini usinas de eletricidade estão empregadas no abastecimento do próprio consumo.

Produzindo créditos de energia nos períodos de geração maior do que o de consumo.

A adoção generalizada de sistemas de geração distribuída de energia solar está produzindo o aumento na disponibilidade de energia elétrica no Brasil.

Além de mitigar a necessidade de construção de usinas que se baseiam em fontes não renováveis e combustíveis fósseis, esses sistemas poupam água das hidrelétricas em períodos de seca.

 

Benefícios da geração de energia distribuída

A utilização de sistemas de geração distribuída baseado em fontes renováveis de energia produzem diversos benefícios sociais.

energia solar fotovoltaica conectado a geração distribuídaA geração distribuída descentraliza a produção de energia, pois os sistemas são instaladas próximos ao local de consumo o que alivia as linhas de transmissão e os sistemas de distribuição. Isso somado a melhora na qualidade de vida e bem estar social.

Utilizando massivamente os sistemas distribuídos reduzimos o custo de manutenção com linhas de transmissão e podemos repensar a construção de novas usinas baseadas em fontes tradicionais e poluidoras de energia.

O mundo inteiro tem investido em energia solar fotovoltaica como a principal alternativa, pois sua a flexibilidade e sua aplicação permite  instalarmos em qualquer lugar com incidência de luz solar.

Todo o território brasileiro poderá se beneficiar da energia solar fotovoltaica pois diferentes das outras fontes de energia podemos modular sua instalação para qualquer tipo de arquitetura, qualquer tipo de espaço onde haja incidência de luz.

 

Energia Solar pronta para qualquer lugar

Podemos instalar painéis solares tanto em cidades e grandes centros urbanos quanto em regiões remotas do país.

Sistemas fotovoltaicos produzem energia elétrica limpa, sem emissão de gases de poluição, liberação de resíduos ou qualquer barulho, tornando o ar mais limpo nas grandes cidades e o planeta mais sustentável além de proporcionar o abastecimento elétrico aos consumidores.

O uso de sistemas fotovoltaicos residenciais e prediais complementam a oferta de energia elétrica, sustentando o crescimento da demanda principalmente a industrial.

Pois durante o dia o setor industrial utiliza mais energia enquanto que nas residência o consumo é menor.

Está interessado em alguma
das nossas soluções?

Temos consultores especializados prontos para te atender. Clique no botão abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre Energia Solar.

Fale com um especialista

Saiba mais sobre
energia solar