Sistemas ongrid também conhecido como sistema conectado à rede são micro ou mini usinas de geração distribuída descentralizadas. A principal vantagem deste sistema é a instalação em qualquer lugar com luz solar, tal como, telhados, terrenos, fachadas, prédios, etc.
A Aneel classifica os sistemas de energia solar fotovoltaico conectados à rede de acordo com seu tamanho em:
Microgeração: Potência instalada até 75 kW.
Minigeração: Potência instalada entre 75 kW e 5 MW.
Usinas de eletricidade: Potência acima de 5 MW.
Ademais, a resolução 482/2012 estabeleceu o acesso às redes públicas de distribuição elétrica aos micro e mini geradores de eletricidade a partir de fontes renováveis.
A resolução estabelece que residências, comércios e indústrias possam construir sistemas para produção de eletricidade e para abastecimento próprio de até 5MW.
Logo, as usinas de energia solar fotovoltaica não estão sendo tratadas nesta resolução. Todavia, estão sujeitas às regras para centrais geradoras com objetivo de comercialização de energia.
Sistemas ongrid de microgeração são sistemas com potência de até 75 KW. Que podem abastecer residências, comércios e indústrias.
Essa categoria está disponível para qualquer consumidor de energia em baixa tensão.
Ademais, os sistemas ongrid para geração de energia solar fotovoltaica estão formados por placas solares. Essas placas captam a luz solar e produz energia em corrente contínua. Em seguida um inversor de corrente transforma a corrente contínua em corrente alternada que usamos nas nossas tomadas. Quadros elétricos e um medidor de energia.
A energia que o sistema fotovoltaico produz é primeiro aplicada e distribuída na rede elétrica do ambiente.
A energia gerada sendo consumida no mesmo ambiente, apenas quando houver excedente de produção transferimos a concessionária em forma de créditos de energia para utilização posterior com validade de 5 anos.
Sistemas ongrid de energia solar fotovoltaicos são totalmente modulares podendo se adaptar a qualquer lugar, telhados, fachadas, terrenos,etc.
Os sistemas de energia solar fotovoltaicos de microgeração são práticos de instalar e utilizam componentes precisos. Podemos instalar em redes monofásicas bifásicas e trifásicas. As instalações elétricas são simples.
As placas solares são ligadas à rede de eletricidade do ambiente por um inversor de corrente que é o cérebro do sistema e está encarregado de monitorar o sistema e informar os dados de produção e de funcionamento do sistema fotovoltaico.
Muito populares em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Índia, Itália e Australia tem atraído a atenção dos brasileiros pelo seu enorme benefício.
Ademais, quando utilizamos eletricidade precisamos ter consciência que para isso estamos contribuindo com emissões de poluentes de carbono e outros prejuízos ambientais causados por fontes tradicionais que utilizam combustíveis fósseis e minerais radioativos na geração de eletricidade.
A utilização e popularização dos sistemas ongrid de energia solar fotovoltaica tem o poder de chegar a maioria dos lares no Brasil, aproveitando telhados, terrenos e qualquer lugar com incidência solar para geração de eletricidade.
Contribuindo com o abastecimento da matriz energética do país,e trabalhando pela melhoria de qualidade de vida do planeta e do seu bolso.
Os sistemas fotovoltaicos de minigeração são sistemas com potência superior a 75KW utilizados principalmente em comércios e nas indústrias, com objetivo de diminuir ou eliminar sua necessidade de comprar energia pública.
Ademais, esses sistemas ongrid estão transformando o que era uma longa dívida em um ótimo ativo para as empresa . Ajudando o planeta a ter políticas econômicas mais ativas com soluções de energia sustentáveis e saída ambientais corretas.
Um sistema ongrid de energia solar fotovoltaica pode ter a finalidade de geração de energia elétrica em grande escala, estão conectado ao sistema elétrico através de transformadores e linhas de transmissão como hoje estão conectados nossas usinas hidrelétricas, termelétricas e outras.
Ademais, na constituição de uma usina fotovoltaica estão organizados grandes conjuntos de painéis solares e conectados à inversores centrais de grande potência que se conectam à cabines de transformação que compatibiliza as tensões do sistema de energia solar fotovoltaico com as linhas de transmissão do sistema elétrico.
É esperado que essa tecnologia sobreponha as atuais usinas de geração elétrica baseada em fontes tradicionais e centralizadas de energia.
Temos consultores especializados prontos para te atender. Clique no botão abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre Energia Solar.
Fale com um especialista