Sempre que falamos sobre investimento fotovoltaico alguém aparece dizendo que isso é coisa de rico, que quem é pobre ou classe média não pode investir nesse tipo de coisa.
O senso comum diz que investir em energia solar é caro demais e que só pessoas realmente privilegiadas têm o poder de optar por esses sistemas. A princípio isso pode até parecer real, mas na prática se prova bastante enganoso.
A seguir nós vamos te mostrar as vantagens da energia solar e porque vale a pena este investimento. Vem conferir todas as informações a seguir!
Conheça as vantagens de fazer um investimento fotovoltaico
Nos últimos anos o Brasil voltou a enfrentar problemas como o risco de racionamento de energia, causado pela falta de chuvas. É uma questão que veio e voltou à tona ao longo de décadas, fazendo do país um verdadeiro refém das incertezas relacionadas ao clima.
Com isso, a energia elétrica se tornou muito mais cara. Logo, pessoas, grandes empresas e indústrias passaram a gastar mais dinheiro para ter acesso a um bem fundamental.
Dentro desse prisma o investimento em fontes renováveis de energia se tornou uma necessidade, e com isso o tema do módulo fotovoltaico passou a ser discutido com mais e mais vontade.
A boa notícia é que de fato os brasileiros que apostam nesse caminho só têm a ganhar, e a seguir nós vamos te mostrar na prática o porquê de ser tão benéfico para todos aproveitar a energia solar!
1 – O nosso clima favorece esse tipo de iniciativa
“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, dizem os versos de Jorge Ben Jor! Eles não poderiam estar mais certos, ao menos quando citam o clima tropical que prevalece em quase todos os estados.
Ao contrário de muitos países que sofrem com a falta de sol aqui ele brilha o ano inteiro, sem parar. Desse modo a escolha da energia solar como uma alternativa às hidrelétricas acaba sendo uma saída de mestre para aqueles que querem fugir da crise hídrica!
É interessante dizer que fazer o investimento fotovoltaico acaba sendo interessante não apenas para escapar do racionamento, mas também para gastar menos com a geração de energia, que atualmente é muito cara.
2 – Atualmente já existem muitos movimentos voltados para a energia fotovoltaica
Felizmente a energia fotovoltaica não é mais uma novidade atualmente. Existem alguns projetos em funcionamento no país que priorizam justamente o uso desse tipo de matriz energética.
Nesse sentido o Brasil está avançando cada vez mais, tanto por iniciativas de particulares quando por incentivos governamentais, que oferecem isenção em impostos e até fomentam a concessão de financiamentos para os que querem contar com esse tipo de energia em suas casas ou empresas.
Vale dizer que já se sabe, por exemplo, que custa mais barato instalar painéis solares na área de uma hidrelétrica do que construir uma do zero, com todas as perdas de fauna e de flora que isso representa.
Então é muito interessante prestar atenção no que o investimento fotovoltaico pode trazer de bom.
3 – Uma série de transformações tecnológicas beneficiou o acolhimento desse tipo de energia
Hoje em dia experimentamos várias transformações na tecnologia que tornam o acesso à energia solar muito mais barato e interessante. Por exemplo, no ano de 2014 foi realizado o primeiro leilão de energia solar, voltado para a reserva, afim de aumentar a garantia física de todo o sistema no país.
Esse momento consolidou a consideração desse tipo de energia no planejamento energético do Brasil. A partir de movimentos como esse, a matriz energética acaba se tornando mais comercialmente viável, e consequentemente mais acessível.
Já sabemos que a longo prazo a energia fotovoltaica é mais barata que a proveniente de hidrelétricas, mas a tendência é que cada vez mais ela seja mais barata também a curto!
Além disso, podemos citar outros benefícios de se apostar nesse tipo de energia. Entre os mais importantes e destacados podemos tranquilamente citar…
a) O fato de que a energia solar não polui;
b) A certeza de que ela é renovável.
c) O entendimento de que ela não impacta tanto o meio ambiente;
d) A consideração de que ela é muito mais segura;
Ou seja: não são poucas as vantagens que você tem acesso quando decide abraçar esse sistema de energia solar. Embora ainda não seja muito conhecido pelos brasileiros, ele é cada vez mais presente na vida do país, e traz muitas melhorias.
O módulo fotovoltaico que você instala hoje vai aos poucos mudando a sua vida, transformando o seu meio e fazendo com que a sua nação cresça em termos energéticos, sociais e ambientais.
São transformações para a melhor, e se você quer começar essa trajetória saiba mais clicando aqui!
Por fim, vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar. Nele você vai encontrar tudo que precisa para entender melhor a Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!