Muitas pessoas não sabem mas existem impactos sociais da energia solar espalhados por todo o mundo promovendo a conscientização e ajudando as pessoas.
A meta é levar a cultura da energia solar fotovoltaica por meio de projetos sociais de impacto, promovendo energia sustentável para quem realmente precisa.
Várias ONGs estão empenhadas nessa causa, levando energia gratuita para abrigos, lares e outras instituições que acolhem pessoas desamparadas e sem lar.
Quer saber mais sobre esses impactos sociais da energia fotovoltaica? Então continue acompanhando este artigo e veja como funcionam estes projetos e de que forma você pode ajudar.
Conheça mais sobre os impactos sociais da energia solar
Existem vários programas espalhados pelo Brasil que fornecem sistemas de energia solar para instituições carentes como forma de contribuir para a redução de custos do local.
Todo mundo sabe que a energia elétrica está cada vez mais cara e em um lar com tantas pessoas, o valor pode ficar ainda maior. Por isso, adotar um sistema fotovoltaico em um ambiente como esse é uma ótima opção.
Eles poderão produzir a própria energia sem pagar nada por isso. Com a grande incidência de raios solares no Brasil, esta produção se torna ainda maior.
Um desses projetos é o SOLCIAL, que já contribui com algumas instituições, como é o caso do Lar de Marcos, localizada em Contagem a mais de 50 anos. Seu intuito é popularizar a energia fotovoltaica em todo o Brasil.
A arrecadação pode ser feita também diretamente na instituição, como foi o caso da fundação abrigo São Lucas, que realizou uma campanha para arrecadação de um sistema de energia solar.
Com este projeto, a instituição carente pode reinvestir os recursos economizados na conta de luz em outras atividades para melhorar o futuro de crianças e adultos.
Como você pode ajudar as instituições carentes a gerarem sua própria energia
A melhor maneira de ajudar esses projetos que estão fazendo o bem em todo o Brasil é por meio de doação de dinheiro. Com isso, essas ONGs podem comprar sistemas fotovoltaicos para a doação.
A energia solar tem um alto investimento inicial e por isso, não são todas as pessoas que podem comprar.
Cada doação que eles recebem será guardada para adquirir sistemas como esse e instalar em instituições carentes espalhadas pelo país.
Se você quiser também é possível doar um sistema para que eles possam repassar.
São vários voluntários envolvidos no projeto que irão contribuir para que tudo ocorra bem, desde a compra até a instalação e funcionamento.
Para fazer doações você deve entrar em contato diretamente com as instituições responsáveis por esses projetos. No site da SOLCIAL você encontra duas formas de doações.
A primeira é como contribuição financeira, que pode ser realizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, por meio da plataforma de doação no site.
O dinheiro apenas será debitado quando houver atingido o valor total para a execução do sistema de energia solar.
A segunda forma é por meio de permuta, onde empresários do ramo de sistemas fotovoltaicos contribuem fazendo a doação de equipamentos dos kits solar fotovoltaico, como inversores de energia solar, painéis solares, estruturas, entre outros.
Ou até mesmo é possível doar serviços, como instalação dos sistemas gratuitamente.
Se você tem interesse em saber mais sobre esses impactos sociais da energia solar, realize a doação que puder, pois assim estará contribuindo para um futuro melhor dessas crianças e adultos que vivem em instituições carentes.
Vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar aqui você encontra tudo que precisa sobre Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!