Assim como no resto do Brasil, Linhares já enxergou as vantagens da Energia Solar, que tem sido impulsionada na cidade por comércios, residências e pelo agronegócio.
Geração Distribuída é a nomenclatura utilizada para se referir à energia elétrica gerada no local de consumo ou próxima a ele, utilizando-se a energia solar, por exemplo. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a principal fonte de geração distribuída em Linhares é, em disparada, a energia solar. Atualmente, a potência instalada em Linhares, apenas com a energia solar é de 5.590,41 kW.
Evolução de Linhares na geração de energia solar
Enquanto em 2016 a potência instalada no município cresceu apenas 4,08 kW, em 2020, a potência instalada em Linhares teve um salto de 2.646,03. Só nos primeiros meses de 2021 já foi instalada uma potência de 1.678,59 kW na cidade.
Somente no ano de 2019, seguindo um mercado crescente, o Brasil registrou um aumento de mais de 241% nas instalações de energia solar. Dentre os ramos de atividade que mais investem em energia solar fotovoltaica estão restaurantes, estabelecimentos de ensino, hotéis, padarias e academias.
A Aruna em Linhares
Cases de sucesso de sistemas fotovoltaicos projetados pela Aruna em Linhares vem de empresas como Conceição Hall, Center Norte Conceição, Pratti Hotel e Linhatur Hotel. No caso do Conceição Hall, depois de instalar o primeiro sistema e ver a economia mensal de milhares de reais, a empresa decidiu investir em um novo projeto.
“Eu ouvi e li muito sobre energia solar antes de contratar. Já sabia que era um bom investimento, mas precisava encontrar uma empresa de confiança e que me oferecesse um bom negócio. A consultoria gratuita que a Aruna me deu, me fez entender melhor o investimento e a ter segurança para fechar o negócio. Por isso, hoje já estou no quarto projeto e pretendo ter energia solar em mais empreendimentos”. Destaca Jadyr Marim, empresário e cliente da Aruna.
Saiba mais sobre a Energia Solar em Linhares nessa matéria da TV SIM:
Em contrapartida, a rede de hotelaria Pratti, decidiu investir na construção de uma usina de solo para abastecer as unidades da rede. Assim, somando todos os projetos da Aruna em Linhares, a capacidade de geração é de 65 mil kWh. Isso equivale ao consumo de 400 residências, na média do Brasil.
Mas não são apenas os estabelecimentos da área de hotelaria e eventos que estão investindo pesado na geração de energia solar!
Energia solar no Agronegócio
A energia solar fotovoltaica também tem se destacado em meio ao agronegócio até mesmo para o bombeamento de água. Ademais, o setor do agronegócio foi o que mais investiu em energia solar em 2020. Isso se deve, principalmente, ao aumento das exportações agrícolas e às seguidas elevações nas tarifas de energia hidroelétrica. Nesse sentido, a tendência é que as contas de energia elétrica aumentem cada vez mais, haja vista a crise hídrica sem precedentes que impõe no horizonte brasileiro o fantasma do racionamento de energia.
Além de reduzir custos gerando sua própria energia através do sol, o ramo do agronegócio está atento aos seus impactos no meio ambiente. A pressão dos consumidores e do mercado internacional por mais respeito ao meio ambiente, coloca a energia solar como seu aliado em vez de ameaças mútuas.
Linhares é um município vocacionado ao sucesso no agronegócio, tanto em função da disponibilidade de água no município como pela tradição no cultivo do campo.
Tanto é verdade que o Censo Agro, do IBGE, um retrato do campo brasileiro e das pessoas que vivem e trabalham no meio rural, coloca Linhares como destaque por ser o maior produtor de nove culturas do agronegócio do Espírito Santo: banana, bubalinos, café conilon, coco da baía, mamão, maracujá, melancia, ovinos, além do tradicional cacau linharense.
Além disso, o município também tem protagonismo na produção de borracha (látex líquido), bovinos, caprinos, equinos, abóbora, urucum, laranja, milho, dentre outros.
Portanto, motivos não faltam para se investir na energia solar da Aruna em Linhares!