A energia solar é uma fonte renovável de energia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ela é produzida através da conversão da luz do sol em energia elétrica e pode ser usada em diversos contextos, desde o consumo doméstico até sistemas industriais. Se você quer saber mais sobre como a energia solar funciona e quais são as vantagens e desvantagens de sua utilização, continue lendo este artigo!
Energia Solar Fotovoltaica: Como Funciona
Muitos imaginam que a produção de energia através de placas solares seja um bicho de sete cabeças, mas através desse guia veremos como é simples entenda a energia solar como funciona. Primeiramente é muito importante entendermos que energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em eletricidade, através do efeito fotovoltaico.
Energia solar como funciona: O efeito Fotovoltaico
O efeito fotovoltaico acontece quando as partículas de luz do sol, chamadas de fótons, incidem na superfície de um módulo fotovoltaico.
As células fotovoltaicas que compõem o módulo solar são, em grande parte, compostas por moléculas de Silício (Si).
Essas moléculas, quando atingidas pela luz solar, são excitadas de tal forma que os elétrons presentes nos átomos de Silício se tornam altamente energizados e se movimentam da superfície superior do módulo (que recebe a radiação), para a superfície inferior (que recebe uma película branca de proteção).
Esse movimento libera uma corrente elétrica contínua que é captada pelos filamentos condutores do módulo fotovoltaico. Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo da eletricidade.
Energia solar como funciona: O caminho da geração
Como vimos anteriormente, os painéis solares (módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e, através do efeito fotovoltaico, converte diretamente em corrente elétrica contínua (CC).
A corrente contínua é então enviada ao inversor interativo onde é transformada em corrente alternada (CA) com características (freqüência, conteúdo de harmônicos, forma da onda, etc) necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública.
A corrente é injetada no quadro geral do imóvel, onde é utilizada para alimentar os circuitos elétricos (iluminação, tomadas, eletrodomésticos…).
O excedente de geração será injetado na rede de energia elétrica, onde será revertido em créditos energéticos (no caso de sistemas conectados à rede).
Energia Solar como funciona: Créditos de energia
Após a instalação de um sistema solar fotovoltaico, a concessionária de energia fará a substituição do sistema de medição no ramal de entrada.
Será instalado um medidor bidirecional, cuja função será contabilizar toda energia que “entra” na residência (consumida da rede pública) e toda que “sai” (excedente da produção de energia solar).
A conta de energia será uma conta de soma e subtração simples. A energia consumida na residência menos a energia produzida pelo sistema solar. O consumidor paga somente a diferença entre as duas.
Se for produzido mais do que for gasto, essa energia excedente se transforma em créditos energéticos com validade de 5 anos e pode ser utilizada em outra residência do mesmo titular.
No período da noite, o sistema não produz energia, porém será utilizado os créditos gerados durante o dia.
Enfim, esperamos ter esclarecido a energia solar e como funciona e o processo de geração de energia elétrica através do sol, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentário o seu comentário.
Vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar aqui você encontra tudo que precisa sobre Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!