A conta de energia está cada vez mais alta e isso é um fator que preocupa muitos brasileiros. Mas podemos resolver este problema investindo em um sistema fotovoltaico.
Você já ouviu falar nesse sistema? Se não, fique tranquilo, nós vamos explicar direitinho como ele funciona.
Também conhecido como sistema de energia solar, o sistema fotovoltaico tem finalidade de produzir energia elétrica para reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de energia da rede pública.
Com isso, você produz sua própria energia através do sol e pode receber créditos por isso, que podem ser utilizados em até 5 anos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando!
Como funciona um sistema fotovoltaico
Um sistema é formado por um conjunto de células fotovoltaicas. Unidas, elas formam um painel solar. O sistema funciona usando uma propriedade da luz do sol: a conversão em eletricidade.
O efeito fotovoltaico ocorre quando a luz solar ou radiação eletromagnética do sol incide sobre o painel. Assim, os materiais semicondutores produzem a energia em corrente contínua.
Para transformar a corrente contínua em corrente alternada (que é a que utilizamos nas tomadas) é necessário um inversor de corrente, que faz parte do equipamento total de produção de energia solar.
O sistema fotovoltaico transforma a energia do sol em eletricidade. Se houver mais energia do que o local precisa, então essa energia extra vai para uma companhia de eletricidade chamada concessionária.
A energia transferida fica em forma de crédito e posteriormente podemos utilizá-la, mas somente em até 5 anos. Toda a energia excedente, que é transmitida para a concessionária, é medida através do um medidor de energia.
Assim, é possível ter controle da quantidade de crédito de energia você terá disponível. Caso você gaste mais do que produza, você pagará apenas a quantidade excedida.
Toda energia que é produzida durante o dia e o que não está sendo utilizado no ambiente é transferido para que seja utilizado posteriormente. Se você quiser também é possível utilizar esse crédito em outra residência.
Benefícios do sistema fotovoltaico
Para você entender melhor como este sistema pode contribuir para você se livrar da inflação na conta de luz, nós vamos explicar as vantagens que ele possui.
Sustentabilidade
Uma das grandes vantagens que o sistema fotovoltaico possui é que ele utiliza fontes renováveis de energia, não esgotando os recursos do planeta.
Além disso, as fontes tradicionais de energia que utilizam combustíveis fósseis e minerais radioativos durante a geração de eletricidade contribuem para emissão de poluentes de carbono e outros prejuízos.
Com esse sistema é possível contribuir para o abastecimento da matriz energética do Brasil, melhorando a qualidade de vida no planeta.
Imunidade aos aumentos inflacionário da conta de energia
Quando você põe em sua residência o sistema fotovoltaico você pode produzir sua própria energia, não precisando consumir a da concessionaria.
Com isso, você não precisará pagar valores exorbitantes da conta de luz, principalmente quando estiver na bandeira vermelha. Se você colocar na ponta do lápis, é uma economia gigante.
Pense o tanto que você não gasta de energia mensalmente. Colocando um sistema de energia solar, você só pagará se consumir acima do que produzir e mesmo assim, o valor será muito menor.
Em pouco tempo o investimento é recuperado
Muitas pessoas ficam em dúvida se realmente vale a pena investir em um sistema como esse, pois acham que irão demorar muito tempo para recuperar o dinheiro.
Isso é um mito. Em poucos anos você recupera todo o valor investido e passa a aproveitar apenas os benefícios que o sistema traz. Para te mostrar, basta fazer uma conta básica.
Multiplique a sua conta do mês por 25 anos (que é o período em que o sistema é garantido). Você verá que o valor provavelmente irá ficar acima de 100 mil reais, sem contar a inflação.
Agora compare com o preço que você tem do sistema. A diferença é enorme, e por isso, compensa muito.
Tem conexão com a rede elétrica
Por fim, se você não sabe, o sistema fotovoltaico tem conexão com a rede elétrica, ou seja, se algum dia o sistema produzir menos do que você precisava, você não irá ficar sem energia.
Quando não tem energia solar, você utilizará normalmente a energia que vem da concessionária, e pagará o valor pelo pouco que consumir.
Do mesmo jeito que se seu sistema produzir mais do que o necessário, você terá créditos com a concessionária para usar depois.
O sistema fotovoltaico é uma tecnologia incrível que veio para ajudar muitos brasileiros. Por isso, adquira já o seu.
Vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar aqui você vai encontrar tudo que precisa para entender melhor a Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!