A energia solar é uma das fontes de energia renováveis mais populares. Mas como funciona a energia solar? Os painéis solares são os dispositivos que capturam a luz do sol e convertem-na em energia elétrica. Logo, podemos usar essa energia para iluminar ou aquecer casas ou escritórios, alimentar eletrodomésticos e até mesmo colocar um carro para rodar!
De fato, sua utilização e benefícios são diversas. Entretanto, muitas pessoas ainda não tem conhecimento ou interesse em buscar essa fonte de energia, pelo fato de não saberem como funciona e como ela age em nosso dia-a-dia.
Por isso, iremos esclarecer todo processo envolvido na produção e funcionamento da energia solar, para que possa haver um maior entendimento sobre o assunto com maiores informações técnicas.
Energia solar como funciona
A energia solar é uma fonte de energia que vem do sol. É bem simples de entender como funciona: o calor do sol bate em um sistema especial e aí ele transforma essa energia em outra forma, que podemos usar para diversas coisas.
Ela pode ser transformada em energia térmica ou energia elétrica. Logo, contaremos com dois processos que irão auxiliar essa produção:
O Heliotérmico
Esse processo baseia-se em transformar a energia captada pelos raios solares em energia térmica para que se possa transformá-la em energia elétrica em seguida.
Primeiramente, esse sistema de obtenção de energia é feito através de equipamentos que captam os raios solares e os usam para refletir em uma superfície refletora.
Direcionamos a luz solar para um receptor, que absorve o calor e o converte em energia térmica. Em seguida converte-se essa energia térmica em eletricidade e através de um sistema usual de geração de energia elétrica.
A Fotovoltaica
No processo de obtenção de energia solar pelo sistema fotovoltaico, a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica sem passa pelo processo de produção de energia térmica.
As células de energia solar (fotovoltaicas) são a partir do silício, que é um material semicondutor. Quando as células fotovoltaicas são expostos à luz solar, os elétrons presentes na cela absorvem os fótons.
Os elétrons livres são puxados para o transporte de silício por um campo elétrico. Este campo é criado pelos materiais semicondutores que produzem energia elétrica.
Logo, a energia elétrica é produzida pelos elétrons que são liberados da célula solar.
Heliotérmico x Fotovoltaico
Diferente do sistema heliotérmico que necessita da quantidade de radiação solar para produzir energia, o fotovoltaico não precisa de muita irradiação solar.
Contudo, no sistema de fotovoltagem se o céu tiver muitas nuvens, impedindo a passagem dos raios solares, a produção de energia elétrica será menor.
O sistema fotovoltaico é de grande serventia para comunidades isoladas e rurais, e já está sendo estudada por órgãos públicos para serem colocadas em prática e proporcionarem grande ajuda às comunidades.
Proporcionando melhor abastecimento de água, geração de energia elétrica mais barata, a prática da piscicultura e irrigação de lavouras, entre outras áreas que apresentam maiores dificuldades no acesso.
Conclusão
Logo, a funcionalidade dos processos provenientes da energia solar é positiva. Mas, devemos sempre levar em conta fatores climáticos que são necessários para que se tenha um aproveitamento na produção
Um sistema de excelência deve atender as comunidades em qualquer época do ano e em diversas regiões. Promovendo um maior aproveitamento e qualidade de vida.
A energia solar é uma fonte extra de produção de energia que deve ser investida, para que se possa poupar os combustíveis fósseis que são utilizados em outras fontes de energias e que são esgotáveis.
Por fim, vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar aqui você encontra tudo que precisa sobre Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!
O que achou do artigo apresentado? Se gostou, compartilhe com seus amigos.