Não é pegadinha! Você precisa entender como funciona o aumento eterno na conta de energia e como você pode fugir dele.
Você viu que a conta de energia vai aumentar de novo?
Pois é, essa já é a quarta notícia de impacto para a conta de energia nos últimos meses. Logo, vamos enumerar alguns motivos de tantos aumentos:
1) Reajuste tarifário: aumento que ocorre todo ano, pra que o lucro previsto das concessionárias não diminua por causa da inflação.
2) Conta COVID: dinheiro que o governo pegou emprestado para suprir a perda de receita das concessionárias durante a pandemia.
3) Aumento das bandeiras tarifárias, com destaque para um crescimento de 52% no valor da bandeira Vermelha Patamar 2, chegando a R$9,49 a cada 100kWh.
4) Nessa última semana, tomaram uma medida inédita e drástica, a criação de uma nova bandeira, um patamar acima da vermelha 2, chamada de “escassez hídrica”, com valor de R$14,20 a cada 100 kWh.
Tudo isso, não só por conta da pandemia, mas principalmente porque o Brasil passa pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Ademais, com o volume de chuvas e reservatórios extremamente baixo, usinas Termelétricas precisam ser acionadas e isso tem duas consequências terríveis:
1) o custo de geração fica mais alto e esse valor é repassado para o seu bolso.
2) a matriz energética brasileira se torna mais poluente, em um cenário ambiental que já não é favorável.
E o que você tem a ver com tudo isso?
Portanto, te sobram duas opções:
A primeira é continuar pagando caro na conta de energia, que sempre vai aumentar, quem sabe até com a criação de novas bandeiras
A segunda é procurar a Aruna para gerar energia de forma sustentável, contribuindo para a limpeza da matriz energética brasileira e abatendo até 90% da sua conta de energia, fugindo do aumento da conta de Energia.
Enfim, qual a será a sua escolha?