As fontes de energia que regem o cotidiano de vários grupos de pessoas ao redor do mundo tendem a várias descobertas a cada dia. Saber tudo sobre energia solar é um processo extenso.
A produção de energia elétrica e energia térmica é algo que está sempre mudando, e as pessoas interessadas precisam ficar por dentro das novidades.
Iremos abordar algumas definições e os potenciais que cercam a produção e manejo da energia proveniente do sol para que você conheça mais sobre este tipo de energia renovável.
Tudo sobre a história da energia solar
Desde 1954, a história da energia fotovoltaica tem se desenvolvido e está se fixando em nosso cotidiano pelo mundo. Com a apresentação de uma dopagem de silício feita pelo químico Calvin Fuller, iniciou-se a era moderna da energia solar.
No mesmo ano, o químico apresentou uma célula de silício que foi usada para alimentar uma fonte de rede telefônica nos Estados Unidos. Desde então, a energia fotovoltaica vem se propagando entre vários usos e práticas no dia-a-dia.
As primeiras fontes fotovoltaicas obtiveram alguns erros técnicos que foram aperfeiçoados para desenvolver um melhor atendimento que hoje, chega a ser de grande auxílio.
Tudo sobre energia solar
Neste tópico, iremos abordar diferentes assuntos que usam da energia fotovoltaica para um melhor aproveitamento, seja no desenvolvimento de produtos, serviços e técnicas do momento.
Métodos de captura
A energia solar apresenta alguns métodos de captura:
– Direta: O método de captura direto baseia-se em apenas uma etapa para o recolhimento de energia proveniente do sol, para ser utilizado no dia-a-dia.
Ex: Energia fotovoltaica (processo que a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica sem passar pelo processo de produção de energia térmica).
– Indireta: É o método que utiliza mais de uma etapa para o recolhimento de energia proveniente do sol para utilização.
Ex: Energia solar heliotérmica (processo que transformar a energia captada pelos raios solares em energia térmica para que se possa transformá-la em energia elétrica).
– Processos passivos e ativos: Que englobam recursos que propagam a energia de forma ativa ou passiva.
Passivos quando precisar de um recurso de propagação de energia mais direta, como uma estufa que já transfere calor para o ar.
Ativas, quando precisar de uma ajuda extra no processo, como um aquecedor que necessita de uma bomba para que a água possa trabalhar a circulação do sistema.
Utilização
A utilização da energia fotovoltaica pode ser feita em residências ou indústrias.
– Energia solar residencial: Em sua residência, a energia fotovoltaica é vista de forma objetiva, desde a secagem de roupas no varal à utilização de energia elétrica do tipo fotovoltaica.
O aquecimento de água também é um recurso que está inserido em casas e tendem a crescer por conta do custo benefício.
– Energia solar industrial: Assim como a residencial, a energia solar em industrias também se apresenta a partir de energia elétrica fotovoltaica.
O uso do aquecimento de água para os sistemas industriais, porém em grandes quantidades por conta da maior demanda.
E claraboias que também podem ser utilizadas em residência, a fim de uma maior propagação de luz solar para uma demanda menor de eletricidade.
Portanto, a energia fotovoltaica está presente no dia-a-dia de forma bem clara e de grande utilidade, basta sabermos aproveitar para que ela dê um retorno satisfatório nos processos do cotidiano.
Vou deixar aqui o nosso Guia essencial de Energia Solar aqui você vai encontrar tudo que precisa para entender melhor a Energia Solar Fotovoltaica, Clique e aproveite!