Com uma margem de lucro cada vez mais apertada, a busca por formas de economizar energia se faz necessária ao empresário do setor de supermercados;
De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), a margem de lucro dos supermercados está cada vez menor, correspondendo a, em média, 1 a 2% do faturamento mensal. Isso se deve, principalmente, aos altos custos que envolvem o negócio, bem como, a concorrência cada vez mais acirrada no setor.
Além disso, não se pode deixar de considerar os impactos econômicos do contexto de pandemia. Como contornar esse cenário? Seria melhor majorar os preços ou reduzir custos? Há formas plausíveis de economizar energia?
Considerando a escalada inflacionária, os níveis de desemprego e de poder de compra dos consumidores brasileiros parece ser um tanto quanto óbvio que aumentar os preços das mercadorias não parece ser uma boa estratégia para majorar a margem de lucro.
Na verdade, o oposto pode acontecer: com consumidores cada vez mais atentos e em busca de melhores ofertas, elevar o preço nas gôndolas é sinônimo de perda de vendas.
Como o valor dos itens é fator que influencia na decisão do consumidor, aumentar os preços deve estar fora dos planos. Nesse sentido, as estratégias para minimizar as perdas, aperfeiçoar recursos e lidar com as novas empresas do setor devem ser as preferidas para lidar com o desafio de aumentar a rentabilidade do negócio.
A impacto do consumo energético em um supermercado
Falando em custos, a fatura de energia elétrica é a segunda maior fonte de despesas para os supermercados, correspondendo a até 4% do faturamento, tendendo a aumentar ainda mais. Assim, as despesas com energia elétrica para os supermercados superam diversas outras, como aluguel, ficando atrás apenas da folha de pagamento de funcionários.
A situação torna-se ainda mais relevante quando se relembra que a tarifa de energia elétrica deve ficar ainda mais alta para os brasileiros em 2021, devido ao baixo nível dos reservatórios que abastecem as usinas de energia hidroelétrica.
Assim, se o aumento de preços aos consumidores não é uma boa estratégia ao setor supermercadista, é preciso buscar alternativas para driblar o aumento de despesas, otimizando recursos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para economizar energia em supermercados.
1. Cuide dos sistemas de refrigeração
Em primeiro lugar, tendo vista o impacto das despesas com energia elétrica, é preciso conhecer os equipamentos responsáveis pelo maior consumo de energia. Estima-se que as contas de energia elétrica dos supermercados sejam compostas por 40% de consumo com refrigeração e de 30 a 60% com ar-condicionado.
Os aparelhos para regulagem de temperaturas são os maiores consumidores de eletricidade em supermercados. Daí a importância de instalação de portas automáticas de vidro, bloqueio da passagem de ar, o degelo automatizado, bem como estabelecer uma rotina de manutenção e higienização dos equipamentos de refrigeração e climatização.
2. Substitua lâmpadas comuns por LED
Outro caminho para reduzir os custos é a substituição de lâmpadas comuns por LED. As Lâmpadas LED propiciam uma economia de até 85% e são 25 vezes mais duráveis que as lâmpadas comuns.
3. Tenha uma iluminação eficiente e bem dimensionada
Bem como a troca de lâmpadas, uma iluminação eficiente e bem dimensionada contribui para controlar os custos. Nesse sentido, uma estratégia válida é aproveitar a contribuição da iluminação natural, um bom projeto de luminotécnica e escolher equipamentos com maior eficiência energética.
4. Escolha a modalidade tarifária mais adequada
A escolha correta da modalidade tarifária também impacta bastante nos custos. As modalidades tarifárias são um conjunto de tarifas aplicáveis ao consumo de energia elétrica e demanda de potência ativas. A Aruna pode assessorar os consumidores na definição da escolha pela modalidade tarifária mais adequada ao seu perfil (grupo A ou grupo B).
5. Cuidado com equipamentos obsoletos e ineficientes
Equipamentos obsoletos, isto é, aqueles antigos ou com manutenção em atraso também são responsáveis por desperdícios enormes e alto consumo de energia no setor de supermercados e na economia em geral.
6. Faça uma boa gestão
Aliado a isso, cabe enfatizar uma gestão da qualidade averiguando itens como: fator de potência, consumo ponta, monitoramento do consumo e faturas, cultura de eficiência. Como resultado, os detalhes se traduzem em economia.
7. Invista em energia solar
Por fim, mas, não menos importante, uma das formas mais eficazes de economizar energia, não só em supermercados, é investir em energia solar para supermercados. Além de contribuir para o meio ambiente, o uso de energia solar para supermercados é também uma opção para quem quer reduzir os custos com as faturas de energia, principalmente quando se relembra que a perspectiva é de que haja novos aumentos no fornecimento de energia elétrica.
Escolher a energia solar para supermercados é um investimento em economia, afinal, permite que seu negócio tenha uma economia de até 90% na conta de energia e essa é a especialidade da Aruna.
Case de sucesso com a escolha pela energia solar da Aruna vem do Supermercado MultiShow:
“Tivemos uma economia real de R$ 9 mil na primeira conta de energia do nosso supermercado. É algo que funciona, o resultado aparece e o investimento vale muito à pena”.
O depoimento acima é da proprietária da franquia da Rede de Supermercados MultiShow de Jardim Carapina, na Serra/ES, Aline Almeida Santos. Segundo ela, as placas instaladas no estabelecimento começaram a funcionar em dezembro de 2020, com um retorno satisfatório já nas contas de janeiro e fevereiro.
“A tecnologia nos ajuda muito. A Aruna cumpriu prazos e fez o que prometeu: economia no final do mês. Além disso, há a aposta numa energia limpa, renovável. Isso também contou na hora de fechar a parceria com a Aruna. Desde que decidimos investir em energia solar, muitos parceiros se associam a nós por saber que geramos uma energia mais limpa. São novos tempos”, comemora Aline Almeida.